A hora de empreender

Hoje é um bom dia para empreender no Brasil. Mesmo que a realidade não seja a ideal quando comparada aos países que oferecem os melhores ambientes para os negócios, temos condições para colocar ideias em prática. E o mais importante nesse cenário é que o brasileiro está adotando o empreendedorismo e criando um perfil próprio, de pessoas capazes de transformar sonhos em empresas de verdade.

A TTE (Taxa de Empreendedorismo Total) no Brasil chegou a 38%, segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o que significa aproximadamente 52 milhões de brasileiros com um negócio próprio. Quando considerado os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil tem a maior taxa. A China, o segundo colocado, se encontra com 26,7%. Já a Rússia, última colocada, aparece com 8,6%.

Empreender no Brasil, entretanto, tradicionalmente aconteceu mais por necessidade do que por planejamento. Perda de emprego, diminuição de renda ou dificuldade de recolocação no mercado sempre foram algumas das principais motivações para o “empregado se tornar patrão”. Isso, aliás, pode ser relacionado com a alta taxa de fechamento de novas empresas verificada há anos no país.

As coisas mudaram, no entanto. Empreender se tornou o primeiro objetivo de parte relevante da população, que planeja e busca oportunidades para garantir os melhores resultados. Mesmo quem empreende por necessidade está se preparando mais por conta da quantidade de informação e ferramentas de apoio disponíveis. As taxas de empreendedorismo estão crescendo com qualidade, portanto.

O novo empreendedor busca conhecimento de gestão e observa com atenção o mercado e as tendências de consumo para modelar o negócio. Além disso, o brasileiro, que sempre foi criativo, está se tornando inovador. Hoje, mais do que ter ideias, é capaz de construir novos processos e ferramentas que funcionam e entregam os benefícios na prática.

Por fim, o mercado do empreendedorismo oferece muitas oportunidades. Existem diversas opções de baixo investimento e ferramentas gratuitas de capacitação e apoio à gestão. Sim, atualmente, empreender está ao alcance de todos.

O melhor dia para realizar o seu sonho é hoje. Comece agora. Se prepare, coloque as ideias no papel, faça seu plano de negócios e mãos à obra. 2020 é o seu ano.

.

Marcio Grazino é diretor da Maximu’s Embalagens Especiais, indústria com sede em Ribeirão Pires (SP) e Varginha (MG).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo