Sinais de que a sua empresa está precisando de assessoria ou outsourcing contábil

Quem possui a responsabilidade de cuidar de um empreendimento já sabe: se a contabilidade não vai bem, nada vai bem, isso porque a contabilidade é uma peça vital na engrenagem do funcionamento de toda empresa, não importa seu segmento. Neste artigo separamos algumas questões que você deve refletir para identificar se a sua empresa precisa de uma assessoria contábil e/ou outsourcing especializados para ajudá-lo com o seu negócio.

O que é assessoria contábil?

assessoria contábil é um trabalho desenvolvido por uma equipe de profissionais ou empresa especializada na área de contabilidade, que visa analisar e interpretar as informações de um negócio com foco nas questões tributárias, entre outras rotinas pertinentes aos aspectos contábeis, para auxiliar sua empresa com as melhores tomadas de decisão, uma vez que com as informações certas é possível implantar melhorias tanto na área contábil quanto no setor de RH da empresa.

Como identificar a necessidade de contratar uma assessoria contábil?

A seguir você confere alguns questionamentos que podem te direcionar a chegar a uma conclusão, confira:

• Você considera a contabilidade uma área complicada para lidar sozinho

Se você tem certa dificuldade ou até mesmo receio de gerir e interpretar gráficos, balanços e operações matemáticas em geral, entre outras ações que fazem parte da rotina contábil, é um sinal claro de que você precisa do amparo de uma assessoria contábil para auxiliar as rotinas contábeis do seu negócio.

• Você não tem certeza se está no melhor regime tributário

Essa é uma das questões mais importantes para negócios de qualquer segmento, isso porque o regime tributário certo garantirá que a sua empresa pague menos impostos possíveis dentro da Lei. Existem três opções de regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional, e cada um deles possui suas especificações e obrigatoriedades.

Quando você conta com uma assessoria contábil para realizar uma análise tributária de qualidade, ganha a assertividade necessária para escolher o melhor regime. Além disso, profissionais especialistas podem fornecer as melhores orientações sobre o tratamento fiscal das operações da empresa, a classificação fiscal de produtos, orientações gerais sobre obrigações e prazos, etc. 

• Você acredita que os cálculos de todos os impostos podem ser realizados por qualquer contador

Existem diversos tipos de especializações na área contábil, é por isso que nem todos os contadores estão aptos a realizar o cálculo de impostos ou entendem de tributações. É por isso que contar com uma assessoria contábil é uma escolha mais assertiva para cuidar dessas questões para você, pois em um escritório de contabilidade, por exemplo, existem diversos tipos de profissionais especializados em áreas diferentes da gestão contábil, sendo que com certeza um deles será designado para tratar dos impostos.

• Você não tem certeza se está de acordo com a legislação tributária

Legislação tributária é o conjunto de leis referentes à definição de tributos, que vive constantes mudanças, como por exemplo, no caso de impostos que passam a ser mandatórios ou deixam de ser, sem aviso prévio. Uma boa assessoria contábil conta com ferramentas específicas para se manter atualizada e garantir que sua empresa atue sempre de acordo com a legislação vigente.

• Você se sente inseguro sobre ações relacionadas ao crescimento do negócio e contratação de colaboradores

Se você não tem certeza sobre quais medidas e ações deve tomar mediante ao crescimento do negócio e/ou contratação de novos colaboradores, pode acabar se perdendo em meio às obrigações tributárias e fiscais, modalidades de contratação, entre outras. Nessa hora, contar com uma assessoria contábil especializada em serviços de outsourcing (terceirização das atividades relacionadas à contabilidade fiscal da empresa), pode ajudar seu negócio a ter total controle da gestão de folhas de pagamento, administração financeira e gestão fiscal.

Em outras palavras, ao contratar serviços de outsourcing contábil você transfere a execução desses processos a uma empresa que terá profissionais especialistas e com know-how para cuidar exclusivamente da gestão contábil.

Conclusão

Caso a resposta para algum desses questionamentos tenha sido positiva, busque a orientação de uma empresa especializada em contabilidade. Seja na área Fiscal, Contábil ou Tributária, você pode contar com a equipe de especialistas da MF Consultoria para garantir uma contabilidade eficiente para seu negócio, com atendimento dedicado e personalizado para sua necessidade. Fale conosco e saiba mais!

Fontes: www.blog.sage.com.br | www.blog.adp.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo